sábado, 31 de dezembro de 2011

Inventário dos Momentos do Ano de 2011

Se eu tivesse que fazer um inventário dos momentos especiais de 2011, certamente, estariam listados entre eles:
A primeira noite do ano em frente ao Lago Lanqhuiue e o vulcão Osorno, no Chile. Nunca tinha visto um céu tão estrelado (***).



Na travessia dos lagos no Chile, ler “viver a dois nunca significa que cada um fica com a metade. É preciso se revezar para dar mais do que se recebe (...). Um dos dois entra na escuridão enquanto o outro fica de fora, segurando a Lua no céu” (Marlena de Blasi, Mil Dias em Veneza), minutos depois de ter vivido isso na prática. (***).


Ter participado da alegria dos meus sobrinhos nos Parques em São Paulo. A tarde passada com minha irmã na casa da Analu, com Dona Cecília, em São Paulo.


Ter visitado as casas de Pablo Neruda, em especial a da Isla Negra, com Marcos, Rosana e Jorge. Numa delas foi emocionante ouvir a citação “O homem que não brinca, perdeu para sempre a criança que vivia nele e que lhe fará muita falta”.


As Exposições sobre Fernando Pessoa no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo e a da Cora Coralina no Centro Cultural Banco do Brasil – RJ.


Ter lido o poema “Estas Mãos” de Cora Coralina.


Meu pai, aparecendo com o Marcos, pra me socorrer com o pneu furado.


As incríveis caminhadas pelas ruas, parques e jardins de Londres (***).


As viagens de carro pelas estradas da Toscana (Itália) e do Vale do Loire (França). Andar de bicicleta à margem do Arno em Firenze ou pelo bosque do Chateau de Chambord na companhia de Marcos, Renata e Dani.


A incrível fachada da Catedral de Milão.


Ter serpenteado à noite pelas ruas de Veneza, ou do outro lado da cidade, fugindo da multidão de turistas com Marcos e Renata.


Todos os gelatos na companhia da Renata e do Marcos na Itália.


A sensação inexplicável de estar de frente à escultura do Davi de Michelangelo em Florença.


A inesperada “La traviata” na Piazza dela Signoria com Marcos e Renata. O Marcos, e seu humor pseudo-mau-humor, lembrando o desenho do Pica-pau!


Eu, Renata e Marcos perdidos no bosque na Toscana e a italiana-da-teta-livre tentando nos ajudar sem falar uma palavra de inglês, português, espanhol... “il treno ... blem blem ... vicino ... um buon inglese!”.


O banho de piscina e o anoitecer na incrível Pousada nas montanhas de Assis. (***)


A beleza incontestável da Basílica de São Pedro no Vaticano.


O momento eu comigo mesmo na chuva nos Jardins de Versailles no dia do meu aniversário. Depois o jantar a noite com meus amigos Marcos, Dani e Renata em Paris. Em pensar que eu comemorei muitos aniversários em Parada de Lucas!


A ansiedade e o encontro na Basílica de Santa Teresinha em Lisieux.


A festa “surpresa” na casa da tia Angela, na Vila da Penha, na volta da viagem.


Os momentos inúteis à margem do São Francisco com Marcos, Dani, Renata e Romney, os Ipês amarelos pela estrada, ouvir os baiões de Luiz Gonzaga e Brasileirinho à noite em Piranhas, e se acabar de tanto rir com a história da “Piranhuda” contada pela Renata.


O tercinho “doado” pela Dona Conceição quando comprei o carro novo.


As Ave-Marias rezadas pela alma da minha avó no caminho do trabalho ao passar pela Capela de Nossa Senhora da Conceição atrás do Hospital Gaffreé e Guinle na Tijuca.


As últimas madrugadas de gargalhadas altas tão longe e tão perto dos meus amigos Carlos e Edney. “Beijo no ombro e pah!”.


O sonho em que eu desejei que minha avó estivesse viva novamente e quando cheguei à casa dela (no sonho), ela realmente estava, e me sorriu, me abraçou novamente... Era mentira. Era sonho. Mas acordei feliz por ter tido aqueles segundos tão reais com ela novamente. Senti seu cheiro, sua pele, seu carinho novamente.


O fim de semana com toda a família na Pousada Cantinho da Roça comemorando os 60 anos de minha mãe. A primeira vez da minha mãe no Cristo Redentor.


A abertura da carta com a notícia do 1º Lugar no concurso de poesias com a minha poesia predileta: “Sobrado”.


Minha azaleia florescendo o ano inteiro.


Minha calopsita “Léo” cantando toda vez que me vê e me ouve cantando também.


Os minutos de paz em companhia perfeita e a vista do mar da Ponta da Lagoinha em Búzios-RJ (***).


O fim de tarde e o por do sol à beira do rio Preguiças, em Barreirinhas – MA, com Marcos e as novas amigas Patricia e Verônica.


A ótima convivência com minha equipe de trabalho Alda, Carla, Adriana, Erlandsson, Kaíza, Neusa e Marcia. As ótimas histórias divididas na sala dos professores com os colegas do IFRJ. Os momentos divertidos nas aulas com os alunos.


O bilhetinho escrito pela minha sobrinha Mariana “Você é o melhor tio do mundo...” e logo depois o mesmo bilhete entregue para o Marcos. Todos os momentos com meus sobrinhos Lucca, Matheus, Duda e Mariana.


Os livros "A poética do devaneio" (Gaston Bachelard); "Confesso que vivi" (Pablo Neruda); "Coleção Melhores Poemas" (Cora Coralina); “Memórias Inventadas” (Manoel de Barros); “Para não dizer adeus” (Lya Luft); “Carta entre amigos” (Gabriel Chalita e Fabio de Melo);"Do Universo à Jabuticaba" (Rubem Alves) e “Para Francisco” (Cristina Guerra).


Os filmes “A árvore do amor”, “O Pequeno Nicolau”; “A Língua das Mariposas” e “Escritores da Liberdade”.


O especial “Ivete Gil Caetano”. A interpretação de Ivete em “Atrás da Porta” de Chico Buarque. Ouvir a Elis cantando a mesma canção no carro indo para a ceia de natal. E não se deprimir por isso!


O encantamento com a voz e as canções da Adele. O DVD “Adele Live At The Royal Albert Hall”. Isso é muito surpreendente.


As tardes de quinta-feira na terapia.


A falta de um CD novo de Maria Bethânia.


Os inúmeros beijos dados pelo meu avô e a alegria sempre estampada no rosto dele quando ele me vê todos os sábados e me diz: “meu neto Doutor, quanto tempo que não te vejo!” e o diálogo inicial de sempre: Eu digo: “Sua benção, vô. Tudo bem?” e ele responde: “Melhor agora que estou te vendo!”. A doce falta de memória que nunca o impede de ser tão carinhoso.


A interação com meus alunos e amigos mais distantes no facebook. A troca de mensagens e a possibilidade de compartilhar minhas ideias no meu blog com amigos com os quais não é possível conviver mais perto fisicamente.


A visita inesperada da Simara e do Max.


O cineminha “cabeça” com Cristiane e Simone.


Mais uma confraternização e amigo-oculto de fim de ano com meus amigos mais queridos. As declarações de afeto e as experiências que nos permitimos viver juntos. A falta de cobrança.


A tarde do último dia do ano na casa da minha mãe, fazendo coisas bem corriqueiras, comendo, rindo alto. Ter estourado confetes com meu avô.


A promessa de um Reveillon especial na casa da Rê com amigos queridos.
Obrigado a todas as pessoas que fizeram o meu ano de 2011 tão incrível. Que 2012 seja tão bom, ou melhor, quanto!



2 comentários:

  1. E a poesia "Sobrado"??? Não postou? è só para ficar com desejo de ler? rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ver esse inventário tem o mesmo efeito de ler um poema... E, já disseram, que quem faz um poema solta um abraço no ar.

    Muito obrigado. Que 2012 lhe traga outro lindo inventário.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida, alguma sugestão, alguma crítica? Deixe seu comentário.